Câmara realiza solenidade de lançamento do livro Memórias do Rio Piracicaba
Sob os acordes da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, a Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS), na (…)
Sob os acordes da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, a Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS), na noite de hoje (6), às 19h30, nas dependências do salão nobre “Prof. Helly de Campos Melges” realizou solenidade especial que marca o lançamento do Livro Memórias do Rio Piracicaba, de autoria dos professores Hugo Pedro Carradore e Euclides Buzetto (ex-vereador), que procuram despertar a consciência das futuras gerações quanto a importância de preservação do meio ambiente.
Na composição da Mesa Diretiva e uso da Tribuna de Honra, na solenidade, o prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, destacou os 149 anos do município vizinho, que já pertenceu a Piracicaba e São Pedro, integrando o rol de cidades que formam a Bacia do Rio Piracicaba. Em seu discurso, Josias citou a existência de foto histórica, mostrando barcaças que navegavam pelo Rio Piracicaba, no início do século passado. Finalizou suas considerações parabenizando os idealizadores do livro, devido ao legado histórico que prestam às futuras gerações.
O autor do requerimento, que assegurou a realização do evento na Câmara, o vereador Pira, além de parabenizar os autores da obra, defendeu a propagação do livro nas escolas, como forma de estimular a consciência das futuras gerações sobre o problema ambiental.
A diretora da Biblioteca Municipal, Lucila Calheiros, falou em nome do Executivo e, considerou surpreendente e interessante o trabalho dos pesquisadores, na confecção do livro. Lucila entende que a obra será de grande valia a estudantes, devendo ficar à disposição nas bibliotecas.
O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB) ressaltou a condição ímpar da noite, quando a Câmara de Vereadores abre suas portas para divulgar um trabalho de grande relevância social. Longatto discorreu sobre a importância do meio ambiente, lembrando que somos parte deste meio, sendo que podemos perecer caso não cuidemos deste manancial que a vida nos oferece.
A sequência da solenidade comportou a exibição de vídeo, mostrando diversas fotos captadas pelas lentes do fotógrafo da Câmara, Davi Negri, em destaque ao potencial do entorno ambiental do Rio Piracicaba.
O professor Hugo Pedro Carradore enfatizou que o mérito do lançamento do livro cabe à Câmara, com destaque para o legado de luta ambiental do presidente José Longatto. Já o vereador Pira ganhou a condição de ser considerado o padrinho da obra, devido ao apoio na divulgação do livro.
O ex-vereador pelo PT, Euclides Buzetto apontou questões pontuais na organização do livro, com destaque ao método pedagógico, com textos curtos, onde se busca focar as futuras gerações. Citou a condição da Câmara de Piracicaba se sobressair no Brasil pelas defesas ambientais, sendo exemplo de organização, na formação de organismos como o Fórum Permanente em Defesa das Bacias dos Rios Piracicaba e Corumbataí. Buzetto também mencionou a participação de um garoto (foto abaixo), Leandro, de 9 anos, que enviou uma carta, que se transformou numa das páginas do livro, devido á sua preocupação com o meio ambiente.
O segundo secretário da Mesa Diretora, Carlos Alberto Cavalcante (PPS), também integrou a Mesa Diretiva dos Trabalhos e, participou da solenidade ao fazer a leitura da Bíblia, evocando o Livro dos Salmos (23). O representante da OAB-Piracicaba, Antonio Furlan, também fez parte da Mesa Diretiva. Além do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Pedro Caldari. O vereador André Bandeira (PSDB) justificou ausência. E, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), esteve representado pela assessora Eliana.
Martim Vieira Mtb 21.939
Fotos: Davi Negri Mtb 20.499