Hugo Carradore lança na Câmara livro sobre a história do pão
O historiador Hugo Pedro Carradore lançou na noite de hoje (19), no salão nobre da Câmara de Vereadores, o livro “História do Pão – Etnografia e Folclore”, que reve (…)
O historiador Hugo Pedro Carradore lançou na noite de hoje (19), no salão nobre da Câmara de Vereadores, o livro “História do Pão – Etnografia e Folclore”, que revela informações inéditas sobre o alimento e apresenta seu significado na sociedade, na cultura e nas crenças. A solenidade de lançamento da obra foi realizada com o apoio do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).
Na ocasião, o sociólogo e ex-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Gustavo Jacques Dias Alvim, editor do livro, destacou o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo autor e a linguagem de fácil compreensão adotada, que tornam a leitura indicada não somente a especialistas, mas também a pessoas sem nenhum conhecimento sobre o tema.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Pedro Caldari, elogiou a versatilidade do autor, citando algumas de suas obras publicadas recentemente. “Carradore simplesmente surpreende-nos com uma rapidez espantosa ao apresentar-nos sucessivas obras, viajando de um campo a outro da cultura, do complexo estudo histórico da vida pública de Prudente de Moraes, da produção literária de Thales de Andrade, do impacto ambiental do Projeto Cantareira sobre a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e por último, chegou aqui com este magnífico trabalho”, comentou Caldari.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Aparecido Longatto (PSDB) esteve presente na solenidade e recebeu, assim como Capitão Gomes e Pedro Caldari, um exemplar do livro simbolizando o lançamento.
O autor
Hugo Pedro Carradore nasceu na capital paulista em 21 de fevereiro de 1930. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, é advogado, historiador, professor, folclorista, teatrólogo, poeta e contista, além de atuar como coordenador de programas culturais e ser membro da Academia Piracicabana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Recebeu durante sua carreira várias homenagens em reconhecimento ao seu trabalho, entre os quais destaca-se o título de Cidadão Piracicabano, outorgado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Reportagem e fotos:
Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba