Kawai participa de lançamento de livro no IHGP
Parlamentar participou do lançamento do Folclore Político em Piracicaba e outras plagas
O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na última sexta-feira (14) do lançamento do livro “Folclore Político em Piracicaba e outras plagas”, realizado pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). Organizada pelo publicitário Adolpho Queiroz e pelos jornalistas Cecílio Elias Neto e Evaldo Vicente, a obra reúne histórias da política nacional e piracicabana e tem ilustrações do cartunista Erasmo Spadotto.
Dividido em duas partes, na primeira o livro traz discussões de natureza científica sobre as origens do folclore político no jornalismo brasileiro, a partir de pequenas historietas contadas em seções clássicas de jornais como Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, e colunas como Porandubas Políticas, de Gaudêncio Torquato.
Já na segunda, são reunidas pequenas histórias sobre políticos de Piracicaba, da região e do país, publicadas na imprensa piracicabana, em jornais como Folha de Piracicaba, na seção Cactus, nos anos 50, O Diário, Jornal de Piracicaba e Tribuna Piracicabana. “Fui buscar nos clássicos e na pouca produção científica sobre o campo do folclore político algumas diretrizes para pensá-lo no campo acadêmico, ora como gênero jornalístico, ora como instrumento da folkcomunicação, ora como comunicação boca a boca”, diz Queiroz.
No texto de apresentação de Folclore Político, o presidente do IHGP, Victor Vencowski, afirma que a publicação chega como um “novo olhar sobre a história local/regional/nacional, pela peculiaridade do humor”. O presidente da Sociedade Politicom, Roberto Gondo, apresenta a obra como “um novo movimento da inventividade dos autores sobre a realidade política”.
Os autores de Folclore Político têm grande experiência na imprensa piracicabana. Com 58 anos de carreira, Cecílio Elias Neto atuou como editor e diretor da Folha de Piracicaba e O Diário e hoje comanda o jornal online A Província. Evaldo Vicente dirige a Tribuna Piracicabana há 40 anos.
Erasmo Spadotto é cartunista do Jornal de Piracicaba há 20 anos. Já Adolpho Queiroz atuou como redator de O Diário e Jornal de Piracicaba nos anos 1970 e hoje é pesquisador na área de comunicação e marketing político e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.
Pedro Kawai, que é presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia, parabenizou os idealizadores do livro que recuperar a memória política da cidade, com muito bom humor.
Texto: Assessoria parlamentar
Revisão: Patrícia Moraes Sant’Ana – MTB 24.154
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba