Presidente destaca papel do Instituto Histórico e sugere parceria
Gilmar Rotta (MDB) visitou o IHGP, onde foi recebido pela presidente, Valdiza Maria Caprânico
Parte do ciclo de visitas oficiais em que tem apresentado a proposta de trabalho da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o presidente Gilmar Rotta (MDB) esteve nesta semana no Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), onde conheceu as instalações e o acervo de jornais, livros, revistas e documentos. Da visita, nasceu a possibilidade de construção de parceria futura para digitalização de documentos.
Rotta também participou da doação de dois acervos de jornais da cidade, o arquivo de 45 anos do Jornal A Tribuna Piracicabana, fundada em 1974, e de 12 anos do Semanário Vila Rezende, jornal de bairro que circulou entre 1994 a 2006. Os jornalistas Evaldo Vicente, de A Tribuna e que também foi proprietário do Semanário, e Valéria Rodrigues, diretora de Comunicação da Câmara de Vereadores e também proprietária do Semanário, acompanharam a visita.
Desde a primeira semana de trabalho, o presidente Gilmar Rotta tem procurado divulgar as propostas de trabalho da Mesa Diretora, que é a manutenção da austeridade econômica e da responsabilidade no uso do erário, o aprimoramento das ferramentas de transparência pública e o incentivo à participação popular.
Rotta já esteve na Acipi (Associação Comercial Industrial de Piracicaba), no Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), no Simespi (sindicato patronal das indústrias metalúrgicas) e na Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Piracicaba). “Temos demonstrado à sociedade nossa vontade que as entidades se aproximem mais da Câmara, participando de suas decisões e contribuindo inclusive com elas”, disse o presidente à diretoria do IHGP.
A atuação do jornalista Evaldo Vicente também recebeu destaque do presidente do Legislativo, ressaltando sua capacidade e seriedade na atividade do jornalismo. “Quantas histórias estão contadas nestes acervos e que farão perpetuar os valores da nossa cidade”, disse. Rotta enalteceu a importância de acervo do IHGP. “O trabalho de credibilidade do instituto faz com que muitos acervos sejam aqui depositados”, disse.
A presidente do IHGP, Valdiza Maria Capranico, falou da importância do trabalho da diretoria do instituto, que atua de forma voluntária e se empenha na manutenção e, principalmente, disponibilização do acervo. Parte dele já pode ser visto no site mantido pelos voluntários, mas o objetivo é chegar à digitalização de todo o acervo. O presidente da Câmara sinalizou a possibilidade de estudar como a Casa pode contribuir com este processo. “A Câmara também está digitalizando todas as suas leis, documentos e fotografias históricas. São mais de dois milhões de documentos”, explicou.
Texto: Comunicação – Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343
Revisão: Erich Vallim Vicente – MTB 40.337
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba