Escritor piracicabano Thales de Andrade ganha acervo digital
Grande parte das histórias e realizações de Thales Castanho de Andrade está disponível, a partir de agora, no site www.thalesdeandrade.com.br. O site oficial do escritor é uma realização da Academia Piracicabana de Letras – APL e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP. A iniciativa comemora os 130 anos do nascimento do piracicabano Thales de Andrade (15 de setembro de 1890).
Thales Castanho de Andrade foi o precursor da literatura infantil no país. Ele influenciou várias gerações de crianças e jovens, através de suas publicações voltadas à preservação da natureza como condição para o sucesso da agricultura e da vida no campo.
O professor Thales publicou quase cinco dezenas de livros, grande parte incorporada, à época, pelas instituições de ensino no Brasil, como material imprescindível em sala de aula. “Saudade”, escrito em 1917, foi seu livro mais famoso, rendendo elogios de diversas personalidades brasileiras e estrangeiras. Para Sud Mennucci, o livro “Saudade fica sendo, de agora em diante, indiscutivelmente, o padrão da nossa literatura didática”. Outras referências tratam o Saudade como o livro ideal, obrigatório e o livro dos livros.
Acervo disponível para consulta
Segundo Vitor Pires Vencovsky, presidente da Academia Piracicabana de Letras e um dos organizadores desta iniciativa, o acervo – composto por fotos, documentos, publicações e recortes de jornais – está disponível para consulta em meio digital de forma gratuita a todos os pesquisadores e entusiastas da literatura nacional.
O acervo físico foi organizado inicialmente pelo fundador da Academia Piracicabana de Letras, João Chiarini, com contribuição de outros entusiastas, tais como Elias Salum, Hugo Pedro Carradore e Moacir Nazareno Monteiro. Após organização e digitalização de diversos documentos, o acervo digital está acessível de forma simples para que novas pesquisas possam ser realizadas sobre a contribuição de Thales Castanho de Andrade para a literatura nacional e a preservação do meio ambiente.
Para a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Valdiza Maria Capranico, “em vários de seus livros infantis, Thales reforçava o amor e o respeito à natureza, à proteção das matas, dos animais silvestres, ainda numa época em que nossas florestas e nossos animais viviam livremente, nossos rios, caudalosos, eram maravilhas da natureza. Talvez, em seu sábio conhecimento, vislumbrasse, de longe, o que ocorreria com a Terra inteira”.
Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br