Poeminhas contam o folclore piracicabano
“Piracicaba: Folclore em Poeminhas”. O livro nasceu do interesse da jornalista Cynthia Rocha pela história e cultura de Piracicaba. E é a partir de sua vivência com o tema, que ela apresenta a roda de conversa virtual sobre o folclore piracicabano e o processo de criação do livro – no dia 22/abril, às 18h. Ao seu lado, o publicitário, diagramador e ilustrador Denis Marcorin, que criou as imagens para o livro. Este é mais um evento do Dia Mundial da Criatividade.
A jornalista Cynthia, também fotógrafa e atriz, encantou-se com o universo folclórico local e conta como surgiu a ideia da publicação:
Ao conhecer o livro ‘Lendas e Crendices Piracicabanas e outros Estudos’ – de Valdemar Iglesias Fernandes (IHGP, 1975), descobri que não havia mais exemplares disponíveis. Identifiquei, com amigos de teatro e cultura, que poucos conheciam as lendas. Então, achei que deveria fazer alguma ação para divulgar. Uma ação dirigida ao público infantil.
Já Denis, o ilustrador que prefere a ferramenta digital, fala de seu desafio:
Acompanhando o processo de criação de Cynthia, comecei a visualizar como criar imagens para esse universo tão rico – compor um personagem, transmitir uma atmosfera… Como criar um ‘conto visual’ de forma a atrair o leitor para o poema? Sabendo que as lendas tinham conexão com os lugares da cidade, saí em busca de referências que pudessem ser reconhecidas.
A Cobrona – ilustração de Denis Marcorin para o livro “Piracicaba: Folclore em Poeminhas”
Na roda de conversa, já próxima, você poderá conhecer mais sobre este projeto – que, ainda, alcançou escolas públicas, apresentando o tema do folclore por meio de bate-papo e oficinas de criatividade com os alunos.
Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br