IHGP: Biogradia de Guido Ranzani foi lançada
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba lançou, sábado (26), sua primeira publicação deste ano, intitulada “Guido Ranzani – dos solos de Piracicaba às terras da Amazônia – Vida e trajetória de um cientista”. O autor é Adolpho Queiroz, secretário municipal da Ação Cultural, que com ela completa 51 livros lançados em sua carreira de professor universitário.
O lançamento ocorreu via on line com transmissão pelo YouTube e pode ser assistido pelo canal youtube.com/ihgpiracicaba. A decisão foi tomada devido à pandemia do coronavírus e também com o objetivo de propagar seu lançamento para qualquer parte do mundo, dando a chance de mais pessoas participarem, mesmo que à distância.
Participaram do lançamento virtual o presidente do IHGP, Pedro Vicente Ometto Maurano, o autor do livro Adolpho Queiroz, e o diretor da ESALQ/USP Durval Dourado Neto, entre outros convidados.
A publicação narra trajetórias da vida de Guido Ranzani (1915-2011). Formado em 1941 pela Esalq, ele passou pela área de química agrícola tornando-se professor catedrático onde criou e dirigiu o Centro de Estudos de Solos da Esalq (1965 a 1973). Aposentou-se na Esalq em 1977 e ainda passou pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Interamericano de Ciências Agrárias (IICA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Estadual do Tocantins.
O livro terá distribuição gratuita e pode ser retirado a partir desta semana na sede do IHGP, rua professor José Martins de Toledo, 109, Jaraguá, das 9 às 13 horas, com reservas antecipadas (um livro por pessoa) pelo telefone 3434-8811.
Fonte: A Tribuna Piracicabana