Prefeitura quer documentos do observatório entregues ao IHGP
A prefeitura pretende reaver os documentos do Observatório Municipal de Astronomia Elias Salum entregues ao IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). A transferência do arquivo ao instituto foi feita pelo ex-diretor do observatório, Nelson Travnik, nesta quarta-feira (dia 3). Conforme a assessoria do IHGP, o material estava depositado na Pedra Fundamental do observatório quando o equipamento começou a ser construído há 30 anos. O arquivo é composto por plantas, projetos, entre outros registros. Travnik informou ter retirado os documentos do local após a cúpula (teto) do prédio ser removido, temendo infiltração e danos à memória do espaço fechado pela prefeitura em meados deste ano.
Sobre os documentos, o presidente do IHGP, Pedro Maurano, já havia sinalizado a intenção de checar com a prefeitura a condição da entidade ser a guardiã oficial dos arquivos. A Secretaria de Educação é responsável pelo observatório e informou desconhecer o fato da retirada dos documentos do prédio.
A administração diz não ter conhecimento sobre quais documentos estavam depositados no local. Entretanto, admite a relevância da memória e informa que pedirá ao instituto a devolução deles para guardá-los no Arquivo Público. Sobre o novo observatório, a prefeitura informa estar avaliando opções para a instalação do equipamento.
Fonte: Jornal de Piracicaba. Cristiane Bonin. cristiane.bonin@jpjornal.com.br