IHGP divulga lançamento de livros; Maurano faz balanço de gestão
As atividades de 2022 do IHGP preveem lançamentos em fevereiro de ao menos dois novos livros das autoras Marly Therezinha Germano Perecin e Marilda Soares. ‘As Luzes do Vale’, da historiadora Marly Perecin, já está com data de lançamento: no próximo dia 3, em evento virtual, agendado para as 19h30 na plataforma Zoom e no canal do instituto no Youtube. Marly volta ao passado em seu novo título para contar sobre as memórias piracicabanas e a cidade de Itu (SP). Já a obra intitulada ‘Acervo do Monte Alegre’, da também historiadora Marilda Soares, já saiu da gráfica e deve chegar ao público no próximo mês.
Outras publicações estão ‘no forno’, informa o IHGP. Em fase final de impressão, o livro comemorativo aos 50 anos da Escola José Martins de Toledo, de Ártemis, foi escrito pelo professor Willian Rodrigues da Silva. Também está na mesma fase o título ‘A Foto e a História – Piracicaba Antiga’, do jornalista Edson Rontani Júnior. Ambos serão disponibilizados aos apreciadores da cultura local no primeiro trimestre.
Outras impressões estão previstas e ficarão sob responsabilidade da próxima gestão do instituto. Uma delas é referente ao centenário de Tupi, sob o título ‘Tupi, 100 Anos de História’, do pesquisador Antonio Carlos Angolini. Alexandre Armando dos Santos e João Nassif assinam ‘História e Memória em Piracicaba’, com entrevistas de personalidades piracicabanas. Livros que ficarão ao encardo da próxima gestão.
O atual presidente do IHGP, Pedro Ometto Vicente Maurano, encerrou sua gestão em 2021 e comemora os resultados de dois anos à frente da entidade. “O desempenho foi satisfatório, apesar da pandemia e da crise econômica. Foram publicadas durante este período ‘O Circo do Veneno’, de Diógenes Donisete Moreira, ‘A Lenda da Cobrona, de Ivana Negri’, além das obras a serem lançadas”, diz Maurano também destacando ‘A Escola Naturalista de Pintura de Piracicaba’, ‘Somos Todos Iguais’, e ‘Dos Solos de Piracicaba às Terras da Amazônia’, além da revista anual com destaque para o grupo empresarial Dedini.
Também foram relevantes para Maurano a atribuição de títulos a novos membros do IHGP como para o diretor do Jornal de Piracicaba, Marcelo Batuíra, e a medalha de Prudente de Moraes conferida ao ex-presidente do IHGP, Vitor Pires Vencovsky.
Fonte: Jornal de Piracicaba. Cristiane Bonin. cristiane.bonin@jpjornal.com.br