IHGP será homenageado na Câmara pelos 55 anos de fundação
Moção de aplausos 48/2022, do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (11).
Fundado com a atribuição de preservar e disponibilizar documentos oficiais do Município, o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) será homenageado pela Câmara pelos 55 anos de instituição. A iniciativa partiu do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da moção de aplausos 48/2022, aprovada na 10º reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (11).
O IHGP começou durante as atividades do “Simpósio de Estudos Piracicabanos” realizado no 2º centenário da fundação da cidade. Inicialmente, as reuniões aconteciam no Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), posteriormente passou a ocupar o prédio da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) da Unicamp e atualmente está localizado na Rua do Rosário, 781, Centro.
Ao longo de mais de cinco décadas, o instituto acumulou um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.
“O IHGP é uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores”, aponta o vereador Pedro Kawai, no texto da moção de aplausos.
Sociedade civil de caráter científico e cultural, o IHGP tem a finalidade de promover pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e outras iniciativas dentro destes objetivos sociais. Conforme a lei municipal 2.122 de 10 de julho de 1974, todos os anos o IHGP agracia com a medalha Prudente de Moraes personalidades de destaque na área cultural ou econômica, seguindo seu patrono e primeiro presidente civil brasileiro.
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba