Praça e museu podem receber solenidade de 9 de Julho
Projeto também altera composição da comissão organizadora do evento
A praça José Bonifácio e o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes poderão receber a solenidade em comemoração ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado anualmente em 9 de julho. Os dois espaços foram incluídos no decreto legislativo 4/1998, através da aprovação, em redação final, do PDL 53/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr., na 52ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (20).
O projeto prevê que a reunião solene poderá ser realizada no entorno do Monumento ao Soldado Constitucionalista, na praça José Bonifácio, ou no auditório do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A propositura ainda altera a composição da comissão organizadora do evento, que passa a ser integrada por um vereador, um representante da Secretaria Municipal da Ação Cultural, um representante do museu, um representante do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e um representante do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).
A matéria foi aprovada com um voto contrário. A vereadora Rai de Almeida, ao declarar o voto, justificou que entende que a alteração da composição da comissão organizadora da solenidade tira a representatividade da Câmara, já que reduz de três para um vereador a ser nomeado. Autor da matéria, Trevisan também declarou voto e afirmou que todas as reuniões solenes da Casa possuem apenas um vereador ou um grupo como proponente. Além disso, ele salientou a importância dos órgãos representados na comissão para o tema da homenagem.
Confira, no vídeo, as declarações de voto referentes ao projeto.
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba