IHGP comemora 56 anos, entrega medalhas e discute a história local
O evento contará com uma palestra proferida pelo professor Vitor Pires Vencovsky, intitulada “Inteligência Artificial: como isso pode afetar a história no futuro”
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) realiza na quinta-feira da próxima semana, dia 17, sua sessão magna anual em comemoração aos 56 anos de fundação e pelos 256 anos de Piracicaba. A solenidade ocorre às 19h30, na Biblioteca Municipal.
O evento contará com uma palestra proferida por Vitor Pires Vencovsky, professor, intitulada “Inteligência Artificial: como isso pode afetar a história no futuro”. A palestra vai explorar as possíveis interações entre a inteligência artificial e a história, com foco na atuação do IHGP como importante centro de preservação da história local. Vitor é presidente da Academia Piracicabana de Letras (APL) e ex-presidente do IHGP e da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (ATEPI).
Para Edson Rontani Júnior, atual presidente do Instituto, a sessão magna comemora estas mais de cinco décadas e meia de atividades de uma importante instituição que preserva e propaga a história de Piracicaba. O IHGP possui amplo acervo de jornais e livros que relatam a história da cidade desde a década de 1870, ainda no Brasil Império. Além disso, propaga a história através de publicações de livros e disponibilização de fotografias e amplo acervo audiovisual que retratam Piracicaba desde o início do século passado.
MEDALHA — Na sessão magna do IHGP, serão agraciadas três personalidade que em muito contribuíram para a sociedade piracicabana. Cada uma delas receberá a Medalha Prudente de Moraes, outorgada exclusivamente pelo IHGP através de lei municipal criada no ano de 1974 na gestão do prefeito Adilson Benedito Maluf, falecido ano passado.
Receberão a medalha: Maria Apparecida Mahle (uma das fundadoras da Escola de Música de Piracicaba), Eduval Morales Fogaça (fundador do Lions Clube de Piracicaba) e Valdiza Maria Capranico (bióloga, professora e autora de livros infantis).
Fonte: A Tribuna Piracicabana