Sapucaia: a árvore que foi plantada para celebrar o fim da 1ª Guerra Mundial em 1918
Sapucaia: a árvore que foi plantada para celebrar o fim da 1ª Guerra Mundial em 1918

Sapucaia: a árvore que foi plantada para celebrar o fim da 1ª Guerra Mundial em 1918

Árvore-símbolo de Piracicaba está localizada no cruzamento da avenida Independência com rua Moraes Barros

Claudinho Coradini/JP

A sapucaia, árvore que se tornou o símbolo da paz de Piracicaba, está enraizada no cruzamento da avenida Independência com a rua Moraes Barros há 104 anos, e testemunha o passar do tempo e os desdobramentos da história local. Sua presença é uma narrativa viva, um elo com o passado que remonta ao ano de 1918, quando a Primeira Guerra Mundial chegava ao fim.

Foi Antônio Caprânico, avô da professora e escritora Valdiza Caprânico, vice-presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), quem plantou com dedicação essa sapucaia centenária. Vindo de sua fazenda, ele trouxe consigo várias mudas dessa árvore tão significativa e foi plantando-as pelo caminho até alcançar as terras de Piracicaba. Das várias mudas plantadas, somente a que cresce no cruzamento da avenida Independência com a rua Moraes Barros, onde antes se erguia um bosque acima da casa da família, resistiu ao tempo. Esse bosque, eventualmente, deu lugar ao Estádio Barão de Serra Negra, mas a sapucaia permaneceu.

Hoje, essa árvore símbolo da cidade, erguendo-se a aproximadamente 12 metros de altura e com uma circunferência de 4,80 metros, recebe cuidados e atenção especial. Em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935, a sapucaia foi oficialmente tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, reconhecida pela sua importância na preservação da memória local.

Fonte: Jornal de Piracicaba

Por: Fernanda Rizzi – fernanda.rizzi@jpjornal.com.br