Com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e do CNPq, será lançado na sede do IHGP o site “A Educação na Imprensa Republicana: Gazeta de Piracicaba 1882-1903”, fruto de nove anos de investigações meticulosas conduzidas pelos pesquisadores Carolina Martin e Cesar R. A. Vieira.
O site reúne um extenso acervo de notícias, artigos de opinião e anúncios publicados pela Gazeta de Piracicaba sobre temas educacionais, como a educação de mulheres, imigrantes, ex-escravizados, ensino agrícola, escolas históricas da cidade, como o Colégio Piracicabano e o Nossa Senhora D’Assunção, e os primeiros Grupos Escolares. Além de trazer personagens que foram professores naquele período e hoje nomeiam muitas escolas públicas.
O site estará disponível em educacaogazetapiracicaba.com.br e por meio do site do IHGP. O lançamento destacará a importância desse legado digital tanto para pesquisadores quanto para o público em geral interessado na história da educação e curiosidades sobre o município.
O evento é aberto ao público em geral respeitando a capacidade de 80 lugares do espaço. Será dia 8 de fevereiro, às 10 horas, na sede do IHGP – R. Prof. José Martins de Toledo, 109 – Jaraguá.


Gazeta – A “Gazeta de Piracicaba” foi um informativo fundado em 1882. Media 54 cm na vertical por 38 cm na horizontal. Possuía, nos anos 1930, como redator Lauro A. C. de Almeida e com proprietário e gerente Chistovam Donatz. Era um jornal com uma diagramação à frente do seu tempo, com colunas concisas que não confundiam a leitura e tinha uma sequência das matérias bem dispostas. Possuía uma visualização espaçada, naquilo que considera-se no jornalismo como uma diagramação mais limpa. Usava e abusava de titulação trabalhada como caracteres repletos de serifas.