APL e IHGP restauram o busto de Thales Castanho de Andrade
A Academia Piracicabana de Letras (APL) não deixará passar em branco a comemoração dos 130 anos de nascimento de Thales Castanho de Andrade, piracicabano, considerado o pai da literatura infantil. Para isso, está desenvolvendo diversas atividades em setembro, mês em que Thales nasceu, no dia 15. Para João Chiarini, declarou na fundação da APL, Thales “é a maior criança-grande do Brasil”.
INICIATIVA
Uma das iniciativas conta com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Trata-se do restauro de busto em terracota e bronze feito pelo escultor Luiz Morrone. A recuperação do busto foi realizada pelo escultor Marco Antônio Cavallari, que também realizou restauro dos bustos de Almeida Júnior, do escultor João Batista Ferri, e de Paulo Gonçalves, do escultor Guido Zampol. O trio de bustos será exposto publicamente em breve.
DESTAQUE
Segundo Vitor Vencovsky, presidente da APL, com esta atitude, Piracicaba estará relembrando os 130 anos de Thales e colocando em destaque esta referência da literatura brasileira. Outras iniciativas também serão realizadas, tais como saraus on-line, artigos a serem publicados na imprensa e também o lançamento oficial do site em homenagem ao escritor piracicabano (www.thalesdeandrade.com.br).
Thales Castanho de Andrade nasceu em Piracicaba em 15 de setembro de 1890 e faleceu na capital paulista em 22 de outubro de 1977. Escreveu vários livros destacando sua preocupação com o meio-ambiente, como “Saudade”, escrito em 1917, e “A filha da floresta”, escrito em 1918.
Fonte: A Tribuna Piracicabana