Câmara homenageará Acipi pela criação do Memorial do Empreendedorismo
A Câmara concederá à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) a moção de aplausos 99/2012, em reconhecimento à criação do Memorial do Empreendedorism (…)
A Câmara concederá à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) a moção de aplausos 99/2012, em reconhecimento à criação do Memorial do Empreendedorismo. Proposta pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) e aprovada em reunião ordinária na noite desta segunda-feira (22), a homenagem será entregue ao atual presidente da entidade, Angelo Frias Netto, ao seu antecessor, Jorge Aversa Júnior, que foi o idealizador do projeto, e à professora e historiadora Marli Therezinha Germano Perecin.
Inaugurado em julho passado, o memorial conta em detalhes a história do empreendedorismo local, por meio de painéis, fotos, arquivos de jornal, vídeos e monitores digitais, abrangendo desde a primeira empresa da história de Piracicaba ––que fabricava canoas e foi criada em 1767, ano da fundação do município–– até as mais recentes indústrias que chegaram à cidade.
O espaço é aberto a toda a população. “A Acipi, com este Memorial do Empreendedorismo, promove o resgate de toda a história, muitas vezes esquecida, das empresas que aqui chegaram e que contribuíram para esta pujança em que se encontra nossa cidade”, destaca João Manoel.
O memorial foi planejado durante a gestão de Jorge Aversa Júnior, que mobilizou uma grande equipe da Acipi e dividiu a coordenação do projeto com a professora e historiadora Marli Terezinha Germano Perecin, que fez o levantamento de todos os dados históricos.
As fontes pesquisadas incluem o Jornal de Piracicaba, a Esalq, o Ipplap, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o Centro Cultural Miss Martha Watts – Instituto Educacional Piracicabano, o Centro de Comunicação Social da Prefeitura, a Associação de Santa Olímpia, a família D´Abronzo e as empresas Dedini, Mausa, Raízen e Krahenbuhl.
Aversa considera o Memorial do Empreendedorismo “um fato histórico para Piracicaba, trabalhado incansavelmente por dois anos, colhendo fatos, informações e fotos, resgatando toda a brilhante história das empresas e das pessoas que construíram a cidade, contada através de uma linha do tempo digital com altíssima tecnologia”. Já Marli acredita que o modelo proposto pelo memorial “poderá ser repetido por várias instituições”.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba