“Conheça o Legislativo” refaz a Piracicaba de 1922
Ao participar do programa “Conheça o Legislativo”, estudantes da rede pública de ensino esperam conhecer a Câmara de Vereadores de Piracicaba, entendendo o seu func (…)
Ao participar do programa “Conheça o Legislativo”, estudantes da rede pública de ensino esperam conhecer a Câmara de Vereadores de Piracicaba, entendendo o seu funcionamento e a importância da atuação do vereador no atendimento aos anseios populares. Quando estão no plenário, no entanto, eles não apenas conhecem as instalações da rua Alferes José Caetano, 834, mas têm a oportunidade de fazer um passeio pela Piracicaba de 1922, por vídeo apresentado pelo historiador Fábio Bragança.
“Como membro do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), tenho acesso a um acervo onde procuro garimpar novos trabalhos para trazer aos alunos”, diz Bragança, que apresenta, a cada edição do programa, vídeo financiado pelo governo estadual para marcar os 100 anos da Independência do Brasil, com imagens raras da cidade. “É um material muito valioso, porque nos mostra locais que sofreram transformações profundas nos anos seguintes, e foram totalmente alterados”, observa.
Durante cerca de seis minutos, o vídeo mostra a rua Moraes Barros, ainda de terra batida; funcionários da prefeitura acertando pedras de paralelepípedos em outra via e jovens realizando o “footing” – “quando os homens e mulheres andavam na praça em sentido oposto para se conhecerem”, explica Fábio Bragança. Aparece a movimentação em frente ao Matadouro Municipal, onde, atualmente, está instalada a Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap), o trem passando sobre a ponte Irmãos Rebouças, a popular Ponte do Mirante, e sobre o viaduto onde atualmente é a rua Benjamin Constant, na Paulista – e estrutura férrea foi destruída –, além do contraste do bonde trafegando ao lado de carros, charretes e cavalos.
Além dos espaços da cidade, também é possível observar os trajes da época, como as mulheres com chapéus e homens usando fraques, além das mudanças na Língua Portuguesa que, no período, por exemplo, grafava “occasião”. Há ainda o “Arco do Triunfo”, cuja localização ainda não foi identificada pelo historiador da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Fábio Bragança. “Já tentamos identificar onde ficava este arco, mas até agora não conseguimos”, disse ele.
Nesta quarta-feira, 11, 48 alunos da escola estadual João Sampaio, do bairro Jardim Ibirapuera, participaram do programa “Conheça o Legislativo”, a convite do vereador Carlos Cavalcante (PPS). “É um dos trabalhos que mais tenho orgulho de realizar, porque é uma grande oportunidade de apresentar novas informações a estes estudantes, em uma faixa etária na qual eles precisam de orientação”, destaca Carlos Cavalcante.
Ele enumera que, desde que iniciou a sua vereança, em 2009, se identificou com o projeto – aprovado a partir de projeto de lei do vereador João Manoel dos Santos (PTB), presidente da Câmara – e passou a realizá-lo. No primeiro ano, foram 890 alunos a convite de Carlos Cavalcante. No ano passado, foram 1.025 e, em 2011, a expectativa do vereador é apresentar o Legislativo a mais de mil estudantes.
Dentro do cronograma do Conheça o Legislativo, os estudantes também participaram de aula sobre a divisão dos poderes e o desenvolvimento do trabalho de representação popular, em aulas de Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, e de Sandro Silveira, do Departamento Legislativo. Ao final, os estudantes simularam sessão, onde discutiram e aprovaram uma lei fictícia para proibir o bullying em Piracicaba.
Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.334
Foto: Gustavo Annunciato MTb 58.557
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba