‘Lenda do Túmulo do Padre Galvão’ terá lançamento nesta quinta-feira (19), às 14h, na Biblioteca Municipal
O novo livro da Coleção Lendas de Piracicaba, da escritora Ivana Maria França de Negri, conta a Lenda do Túmulo do Padre Galvão para crianças e será lançado nesta quinta-feira (19), às 14h, na Biblioteca Municipal, com apoio do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).
A obra conta a história de uma das lendas mais conhecidas de Piracicaba, que se refere ao túmulo do Padre Galvão, situado no Cemitério da Saudade. A lenda conta sobre um acidente com o caixão, que após escapar das mãos dos carregadores, caiu, e ninguém conseguiu tirá-lo do chão. Por conta disso, o Padre Galvão foi enterrado exatamente onde o caixão caiu, no cemitério local, resultando em um túmulo situado fora do alinhamento padrão, no meio da quadra.
O livro também contou com a ilustração das netas gêmeas da autora, Ana Laura e Ana Liz, de 10 anos. “Eu levei as gêmeas lá para conhecerem, antes de começarem a ilustrar. Gosto de incentivar minhas netas a ilustrarem, e elas amam fazer isso. Não acho legais livros ilustrados com IA. São desenhos perfeitos, coloridos, mas sinto falta da criatividade e imaginação das crianças”, contou ao JP.
As lendas presentes na coleção são: “O Lendário Capitão Nhô Lica”, “A Lenda da Inhala Seca”, “A Lenda da Noiva da Colina”, “A Lenda da Cobrona na Catedral” e a mais recente, “A Lenda do Túmulo do Padre Galvão”.
Os livros da Coleção Lendas de Piracicaba não são comercializados, mas sim doados. As quatro lendas anteriores tiveram suas edições esgotadas, totalizando 700 exemplares de cada uma. Parte desses exemplares foi patrocinada pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), enquanto a própria autora, Ivana Negri, custeou outros exemplares.
Para atender à demanda de educadores interessados em compartilhar essas ricas lendas com os alunos, Ivana Negri disponibiliza os e-books da Coleção Lendas de Piracicaba em formato PDF mediante solicitação por e-mail (ivanamfn@yahoo.com.br). Segundo a escritora, várias instituições já incluíram essas lendas em suas grades escolares, reconhecendo a importância desse patrimônio cultural para o ensino local.
Além da Coleção Lendas de Piracicaba, Ivana Negri possui uma extensa produção literária, incluindo livros de crônicas, contos e poesias. Ela também participou de diversas antologias promovidas pelo Centro Literário, Grupo Oficina Literária de Piracicaba, Academia Piracicabana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Escriba, entre outros, onde foi premiada e teve seu trabalho publicado em coletâneas.
Fonte: Jornal de Piracicaba – Fernanda Rizzi – fernanda.rizzi@jpjornal.com.br