Estudos Piracicabanos sobre Imigração
Acontece, neste sábado, dia 19, o evento “Estudos Piracicabanos sobre Imigração”, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), na intenção de relatar como as diversas nacionalidades formaram a cidade ao longo dos últimos dois séculos e meio.
O evento ocorre às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. E é gratuito.
Programação
- Palestra do Instituto Martius-Staden, de São Paulo, realizada pelo seu diretor Mauritius Reisky von Dubnitz e abordará os objetivos da instituição e o acervo disponível para pesquisas genealógicas.
- Sylvana Zein, libanesa que migrou para o Brasil quando criança, fala sobre sua experiência de vida na cidade.
- Proveniente do Oriente Médio, Sameh Brglah, aborda a situação social da Síria. Ele é refugiado sírio, tendo deixado seu país natal em 2012, devido ao conflito armado que dura até hoje. Desde 2015 ele vive no Brasil com visto oficial e cursa odontologia na FOP/Unicamp.
- O advogado Marcelo Rosenthal aborda a migração judaica.
- O vereador Pedro Kawai, a imigração japonesa.
- Edson Rontani Júnior , a italiana.
A intenção é reunir em um único evento um tratado de tudo o que já foi apresentado pelo IHGP em livros como “Nossos Avoengos” de Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz e a coletânea “Migração”, de 2018, entre outras publicações lançadas pela entidade.
Também faz parte da programação o lançamento do 9º volume da série “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”, publicado pelo Instituto Martius-Staden, cujo objetivo do livro é resgatar a genealogia dos primeiros imigrantes austríacos, alemães e suíços que contribuíram para o desenvolvimento e o crescimento de algumas cidades do interior paulista, como Campinas, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, entre outras.
Serviço
Evento “Estudos Piracicabanos sobre Imigração”, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)
Dia 19, sábado, às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Maiores informações podem ser solicitadas ao IHGP pelo telefone 3434-8811 ou e-mail ihgp@ihgp.org.br.
Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br