IHGP e APL faz o encerramento e premiação do “Viajando na Leitura”
“Viajando na Leitura” distribuiu mais de 4 mil livros nas geladeiras literárias e o concurso literário recebeu 354 inscrições do Brasil e de vários países
O Ihgp (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e a APL (Academia Piracicabana de Letras) realizaram o encerramento e a premiação do projeto “Viajando na Leitura”, na tarde de sábado, 11, no Colégio Objetivo. O objetivo do projeto era de promover e incentivar a leitura junto aos usuários do sistema do transporte coletivo de Piracicaba.
Segundo o instituto nos últimos três meses, diversas atividades foram realizadas pelo “Viajando na Leitura”, tais como a distribuição de mais de 4 mil livros nas geladeiras literárias e o concurso literário, que recebeu 354 inscrições do Brasil e do mundo.
A principal atividade do evento é a premiação dos melhores textos apresentados no concurso literário. Os 12 ganhadores, nas categorias poesia e crônica, receberam como prêmios, certificados, troféus, livros e cupons para cursos do Pecege. Outros 33 textos que se destacaram foram selecionados para compor a coletânea que será ainda publicada.
Vitor Pires Vencovsky, presidente da Academia Piracicabana de Letras mencionou a importância do projeto. “O Viajando na Leitura foi um projeto que durou três meses, escolhemos o Thales Castanho de Andrade para encabeçar o projeto, usamos o sistema de transporte público para poder divulgar o projeto, distribuímos nos quatro principais terminais de ônibus da cidade mais de quatro mil livros”, disse.
Segundo o presidente do Ihgp, Edson Rontani, o objetivo do projeto é de comemorar os 55 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e os 50 anos da Academia Piracicabana de Letras. “Queríamos fomentar a leitura e a escrita, por isso fizemos a parceria das duas entidades, com o intuito de revelar novos talentos, através de poesias e contos criando fatores históricos por intermédio da redação e tínhamos o objetivo também de divulgar as obras de Thales Castanho de Andrade, já que o projeto tem o nome de ‘Saudade’, Thales foi um grande escritor de Piracicaba”, explicou.
Lais Victoria dos Santos Silva, de Piracicaba foi premiada na categoria Poesia. “Participar do projeto foi incrível, eu escrevo desde pequena, tenho paixão literária, leio bastante, tenho uma tatuagem de leitura no corpo, achei maravilhoso a iniciativa, e pensei tenho que escrever, fiquei ansiosa, nunca imaginei que ganharia”, disse.
Christina Aparecida Negro Silva foi premiada na categoria Crônica. “Foi muito emocionante estar neste evento, admiro demais o trabalho do Thales Castanho de Andrade, foi muito bom ter a minha crônica classificada”, declarou.
Uma das juradas do concurso, Ivana França de Negri disse que os trabalhos apresentados estava com bom nível. “Fui uma das juradas, e os trabalhos apresentados estavam em bom nível, vieram de vários estados até de outros países, depois que selecionamos foi difícil escolher os melhores, mas conseguimos chegar num consenso, houve muita criatividade com o tema ‘Saudade’ que é um dos livros que Thales Castanho de Andrade escreveu”, enfatizou.
O evento de premiação foi aberto ao público, com a presença de escritores, professores e alunos com interesse em literatura. Como o concurso recebeu trabalhos de 20 estados brasileiros e de nove países, o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube.
O endereço da transmissão: www.youtube.com/pecegeoficial/live
Fonte:Jornal de Piracicaba. Ronaldo Castilho. ronaldo.castilho@jpjornal.com.br