IHGP é reverenciado em sessão magna pela comemoração dos 52 anos
O vereador Pedro Kawai representou a Câmara de Piracicaba, em solenidade de reconhecimento deste importante centro de documentação e memória do município
“O IHGP é a referência do conhecimento do nosso passado e tradição. Fiquei honrado em poder participar desta importante data de nossa história e do Instituto”. Com estas palavras, o vereador Pedro Kawai (PSDB) sintetizou os momentos de enlevo,de satisfação, em participar da sessão magna comemorativa aos 52 anos do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), ocorrida na última terça-feira (13), às 20h00, nas dependências do Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.
A presidente do IHGP, Valdiza Maria Capranico abriu oficialmente a solenidade, reiterando a importância do evento e o significado que o Instituto tem na história de Piracicaba. Na sequência, o fisioterapêuta e fotógrafo, Helder Prado ministrou palestra com a temática: “Em minha cidade passa um Rio… o Piracicaba”, que destaca um dos principais ícones da cidade.
Autoridades, personalidades e representantes de entidades foram homenageadas na solenidade, a exemplo de Rosangela Camolese (Medalha Prudente de Moraes), José Coral (Hospital dos Fornecedores de Cana – 50 anos), Jairo Meireles de Matos (Rádio Educadora de Piracicaba – 52 anos), Oswaldo Novelo (Banda União Operária – 118 anos), Aparecida Rosana Bueno de Godoy Oriani (Biblioteca Municipal – 80 anos), Antonio Carlos Giuliani e Carlos Chitolina (Escola de Engenharia de Piracicaba – 50 anos).
A Orquestra Educacional de Piracicaba garantiu a parte cultural da solenidade, na execução dos hinos, nacional e de Piracicaba, além da ópera La Traviata, valsa, trilha sonora do Cinema Paradiso, poema sinfônico Finlândia, trilha sonora de Guerra nas Estrelas e Quadros de uma Exposição, remetendo à obra do compositor russo Mussorgsky (1839-1881).
O IHGP foi fundado em 1º de agosto de 1967, por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à história e geografia da cidade.
O Instituto acumulou com o passar do tempo um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.
Texto: Martim Vieira – MTB 21.939 – Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba