IHGP – Lançados dois livros sobre a história oral
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) fez o lançamento dos dois primeiros livros neste ano: “História oral em Piracicaba”, de autoria de João Umberto Nassif, e “Teoria e prática de história oral”, escrito por Armando Alexandre dos Santos.
Ambas as obras compõem a coleção 2023 do IHGP que terá sequência mensalmente com os livros “A grande excursão” de Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz (neste mês de maio), Revista do IHGP 2022 com coletânea de autores e assuntos (junho), “Cartas a Piracicaba – A Revolução de 1932” de Edson Rontani Júnior (julho) e “A lenda do túmulo do padre Galvão”, de Ivana Maria de França Negri. Outros títulos estão no prelo e serão lançados ainda no segundo semestre.
Em “História oral em Piracicaba”, João Nassif dá sua contribuição para a história de Piracicaba. O livro é uma coletânea de entrevistas que ele realiza desde o início deste atual século. Ele já entrevistou mais de 1 mil pessoas, propagando assim aquilo que é conhecido por história oral, reproduzindo estas conversas em sites, blogs e em especial nas páginas do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Nassif consegue na obra obter relatos fantásticos que, sem ele, seriam esquecidos e fatalmente desapareceriam da memória coletiva da cidade.
Armando Alexandre dos Santos em “Teoria e prática da história oral” resgata a necessidade da preservação das narrativas orais como fontes históricas, desprezadas ao longo do tempo. O livro destaca o “Projeto Memorar” desenvolvido ano passado pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba como meio de preservar pela oralidade e história desta importante representação do comércio local.
Fonte: A Tribuna Piracicabana