IHGP realiza Sessão Magna e empossa diretor do JP
IHGP realiza Sessão Magna e empossa diretor do JP

IHGP realiza Sessão Magna e empossa diretor do JP

IHGP realiza Sessão Magna e empossa diretor do JP

O advogado Marcelo Batuíra passa a integrar o corpo de associados do instituto

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) realiza hoje (sábado), às 10h, Sessão Magna de posse de novos associados e entrega da Medalha Prudente de Moraes a personalidade de destaque. O evento será transmitido pelo canal do YouTude da instituição (https://www.youtube.com/user/IHGPiracicaba), com acesso livre a todos os interessados. O evento integra o calendário de atividades festivas referentes ao aniversário de 254 anos de Piracicaba e aos 54 anos de fundação do instituto.

O ex-presidente do IHGP, Vitor Pires Vencovsky vai compor a seleta galeria dos piracicabanos agraciados com medalha de maior significado da instituição pelos seus serviços prestados na modernização do instituto. O advogado Marcelo Batuíra Cunha Losso Pedroso de Mello está entre os novos membros do corpo de associados. O critério de escolha tem ligação com a contribuição para divulgar o nome do IHGP e formalizar o compromisso de perpetuar e engrandecer o nome da entidade.

O diretor do JP é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), com especialização em Direito do Trabalho e Segurança Social. Batuíra também é graduado em Administração de Empresas pela Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), com especialização em Administração Geral e Recursos Humanos.

Conquistou o título de Doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, com a tese: “Irrenunciabilidade de direitos no Direito do Trabalho e Liberdade: uma abordagem econômica para uma revisão crítica”. Batuíra lecionou em diversas disciplinas na área do Direito do Trabalho, como professor-assistente, na mesma faculdade do Largo de São Francisco.

No currículo, possui ainda quatro pós-graduações: em Jornalismo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo); em Fotografia (2007), pela Escola Pan-Americana de Artes de São Paulo; em Administração de Empresas, pela Ucla (The Anderson School of Management, da University of California – Los Angeles); e em Economia e Direito (2001), pela Eaesp-FGV.

Bartuíra atua como advogado e consultor jurídico especializado em escritórios de advocacia de São Paulo, e desde 1997 é diretor responsável do JP, que edita e publica o periódico diário mais tradicional da cidade. Batuíra é autor de numerosos livros, artigos, ensaios, capítulos e prefácios de livros, sobre temas muito diversificados, indicativos de um leque muito grande de preocupações intelectuais. Também proferiu palestras em várias partes do país e também no Exterior. Exerceu curadorias em muitas exposições artísticas e culturais da nossa cidade.

Exerceu atividades associativas, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), na AAM (Associação de Amigos Mahle), no Conselho Municipal de Cultura, na diretoria e na presidência do Sindjori-SP (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Interior do Estado de São Paulo).

A SESSÃO
Durante a Sessão Magna, os ouvintes terão também a oportunidade de acompanhar palestra da professora e historiadora Marly Therezinha Germano Perecin sobre Piracicaba. Ela, que é uma das fundadoras do IHGP, profere aula sobre a origem da cidade e a incansável luta dos seus fundadores no processo de fixação da unidade social, política e econômica, que se torna, como resultado desse empenho originário, polo regional e referência mundial na agroindústria. Um projeto bem-sucedido com desdobramentos grandiosos até os dias atuais.

Para o presidente do IHGP, Pedro Vicente Ometto Maurano, a Sessão Magna demonstra a vitalidade da instituição e o empenho dos seus associados, inclusive dos que estão ingressando agora, para que a preservação do patrimônio histórico de Piracicaba mantenha sua força e seu dinamismo. “Este é um momento em que todos os envolvidos nessa missão devem recompor forças nesse trabalho contínuo para que se consolide em Piracicaba este centro de preservação e pesquisa de assuntos caipiracicabanos, que tanto honra a nossa cidade”, enfatizou.

Fonte: Jornal de Piracicaba. Cristiane Bonin. cristiane.bonin@jpjornal.com.br