IHGP recebe doação de documentos do ex-prefeito João Herrmann Neto
Memórias do político foram doadas por sua filha, Alexandra Herrmann Gil
O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) recebeu importante doação de quadros e documentos pertencentes ao deputado federal e prefeito de Piracicaba, João Herrmann Neto. A entrega do material, que passa a integrar o acervo da entidade, foi realizada pela filha do político, Alexandra Herrman Gil.
O presidente do IHGP, Edson Rontani Júnior, ressalta que foram doados itens importantes relacionados à vida política de Herrmann como quadros emoldurados com o convite para a inauguração do Teatro Municipal de Piracicaba em 19 de agosto de 1978, com agradecimentos e assinaturas de funcionários da Ação Cultural de Piracicaba, então vinculada à Cootur – Coordenadoria de Turismo do Município. Entre estas assinaturas estão a do professor Alceu de Marozzi Righetto, coordenador da Ação Cultural (atual Semac – Secretaria Municipal de Cultura) na época.
Os documentos estão emoldurados ou adesivados em telas de PVC e serão digitalizados para distribuição nas mídias digitais do IHGP, assim como colocados em exposições.
O Teatro Municipal era um anseio antigo da cidade de Piracicaba sendo planejado desde a primeira metade da década de 1960, iniciado pelo prefeito Luciano Guidotti cujas obras ficaram paralisadas por longos anos. Foi na gestão de Herrmann que ocorreu a inauguração com noite de gala na qual houve a apresentação de Ivan Lins que chamou todos os funcionários da Ação Cultural ao palco e cantou uma das suas mais famosas músicas intitulada “Somos todos iguais nesta noite”, emocionando todos desde coordenadores, funcionários e operários da construção civil.
O Teatro recebeu a denominação Dr. Losso Netto em 1993, por projeto de autoria do e vereador Nelson Corder, instituído pela lei 015/93. O espaço rendeu livro publicado em 2008 pelo IHGP e escrito por Olívio Nazareno Alleoni, intitulado “Dr. Losso Netto – Três décadas de cultura”, disponível em versão digital no site do Instituto.
JOÃO HERRMAN NETO
Nascido em Campinas em 1946, João Herrman Neto passou a infância em Piracicaba. Na cidade ocupou cargos de relevância, como presidente da Calq – Centro Acadêmico Luiz de Queiroz – Esalq/USP (1967 – 1968) e Prefeito de Piracicaba (1977 a 1982). Com a vida política crescendo e filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), Herrman foi Deputado federal de São Paulo (1983 – 1987/1999 – 2003), membro efetivo da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados (1983 – 1990), Líder do Partido Popular Socialista na Câmara dos Deputados e Deputado federal – novamente – por São Paulo, quando assumiu a vaga de Reinaldo Cruz, eleito prefeito de Indaiatuba.
Herrman morreu aos 63 anos, na madrugada do dia 12 de abril de 2009 devido a um edema pulmonar agudo.
Fonte: Jornal de Piracicaba. Fernanda Rizzi. fernanda.rizzi@jpjornal.com.br