Independência e 3ª fase do Riverbeirar são temas do Câmara Convida
A exploração de terras brasileiras pela Corte Portuguesa não foi tão vantajosa, conforme revela no “Câmara Convida” o historiador do IHGP, Armando Alexandre dos Santos
“Portugal, teve mais prejuízo, principalmente humano, do que lucrou”. A análise é do professor e doutor em Letras e Filosofia, Armando Alexandre dos Santos, durante a gravação do programa “Câmara Convida” que vai ao ar nesta sexta-feira (1), às 12h na TV Câmara. Ele referiu-se ao processo da Independência do Brasil, declarada em 07 de setembro de 1822, e o período em que o Brasil era colônia de Portugal.
“O ouro e o pau-brasil que Portugal levou daqui não pagou os investimentos que o país europeu fez no Brasil, tanto é que Portugal é um dos países mais pobres do continente europeu”, revelou o historiador. A entrevista vai ao ar no primeiro bloco da atração.
De volta a Piracicaba (SP), o segundo bloco apresenta o “Riverbeirar”, projeto cultural que enfoca o município em uma série de podcasts (arquivos em áudio disponibilizados na internet) produzidos pelo jornalista Rafael Bittencourt, que participou do Câmara Convida no início de agosto deste ano. Voltando à TV Câmara, o profissional explicou a terceira fase do projeto que enfoca música, sendo que as duas primeiras foram sobre as tradições de Piracicaba e o Salão Internacional de Humor – referência mundial. Ele disse que conseguiu recursos por meio da Lei Federal Aldir Blanc de apoio e incentivo à cultura.
A finalização ocorre com a participação do vereador do PDT, Paulo Camolesi. Entre outros assuntos, o parlamentar destacou a importância de uma campanha institucional para a doação medicamentos ao banco de remédios do município, que ajuda pessoas carentes com a distribuição de medicamentos, devidamente dentro do prazo de validade, verificados por um farmacêutico responsável. “É comum comprar uma caixa de remédios e sobrar alguns deles, que podem ser aproveitados para a população carente”, incentivou o vereador.
O Câmara Convida é uma produção do departamento de Comunicação da Câmara e é veiculado às sextas-feiras, às 12h, na TV Câmara, porém com reapresentações aos sábados, às 22h, e aos domingos, às 15h. A emissora é sintonizada em sinal aberto da TV digital na frequência de 11.3 UHF, além dos canais por assinatura 4 da NET/Claro e 9 da Vivo Fibra. O conteúdo pode ser visto em tempo real nos perfis da Câmara Municipal de Piracicaba (SP) no Facebook e Youtube.
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba