Na Biblioteca Municipal, IHGP lança primeiros livros da coleção 2023
‘História oral em Piracicaba’, de João Umberto Nassif, e ‘Teoria e prática de história oral’, de Armando Alexandre dos Santos, são obras que se completam
O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) lançou na tarde deste sábado (29), os primeiros livros da Coleção 2023: “História oral em Piracicaba”, de João Umberto Nassif, e “Teoria e prática de história oral”, de Armando Alexandre dos Santos. O evento foi realizado na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, que recebeu lotação máxima. As duas publicações se completam e contam parte da história de Piracicaba. (VER VÍDEO)
Em “História oral em Piracicaba”, João Nassif dá sua contribuição para a história de Piracicaba. O livro é uma coletânea de entrevistas que ele realiza desde o início deste atual século. Ele já entrevistou mais de 1 mil pessoas, propagando assim aquilo que é conhecido por história oral, reproduzindo estas conversas em sites, blogs e em especial nas páginas do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Nassif consegue na obra obter relatos fantásticos que, sem ele, seriam esquecidos e fatalmente desapareceriam da memória coletiva da cidade.
Armando Alexandre dos Santos em “Teoria e prática da história oral” resgata a necessidade da preservação das narrativas orais como fontes históricas, desprezadas ao longo do tempo. O livro destaca o “Projeto Memorar” desenvolvido ano passado pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba como meio de preservar pela oralidade e história desta importante representação do comércio local.
OS AUTORES
João Umberto Nassif é bacharel em Comunicação Social e em Direito. Comerciante, trabalhou por cerca de 20 anos em funções diretivas de diversas empresas fabricantes de computadores. Atuou no “Diário de Piracicaba” e na “Tribuna Piracicabana”. É autor do livro “Paulistenses”, em dois tomos, publicado em 2013 pelo IHGP.
Armando Alexandre dos Santos é licenciado em História, Filosofia e Letras, pós-graduado em história militar e museografia/patrimônio cultural. É doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante, na Espanha. Colabora assiduamente com a imprensa local desde 2006, quando se mudou para Piracicaba. O historiador é autor de 45 livros publicados nas áreas de história, ciência política, psicologia a religião.