Observatório Astronômico de Piracicaba receberá o nome de seu fundador
Homenagem proposta por Trevisan foi aprovada nesta quinta-feira.
A Câmara aprovou na 72ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (3), a nova redação ao projeto de lei 235/2015, que denomina de “Elias Salum” o OAP (Observatório Astronômico de Piracicaba). Salum foi participante ativo no crescimento de Piracicaba, e suas ações motivaram o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) na criação do PL.
O homenageado nasceu em Piracicaba, em 20 de agosto de 1929, e foi o responsável pela abertura do OAP. Atuou como chefe do Departamento Municipal da Educação e membro ativo de diversas entidades piracicabanas, como o Conselho de Ensino e Pesquisas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o Conselho de Sentença do Fórum de Piracicaba e a Associação dos Administradores de Empresas.
Assumiu a presidência do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e da APL (Academia Piracicabana de Letras) e foi condecorado presidente honorário da Sociedade Sírio-Libanesa de Piracicaba.
“Filho de imigrantes sírios, tendo um mascate, foi alfabetizado somente aos 14 anos e conseguiu fazer faculdade. Todo o conhecimento adquirido foi usado em prol da cidade e da preservação da cultura sírio-libanesa”, ressalta Trevisan, na justificativa da propositura.
Durante sua jornada, Salum participou da Conferência e Debates sobre Cultura Brasileira no exterior e orientou em vários congressos culturais e técnicos radioamadorísticos. Foi contabilista, administrador de empresas, professor, delegado da Liga Brasileira de Radioamadores e escritor.
Recebeu inúmeras medalhas de méritos, condecorações culturais, diplomas e certificados.
Casado com Maria Alice de Paiva, Salum morreu em 16 de agosto de 2015, aos 85 anos.
Supervisão: Ricardo Vasques – MTB 49.918
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba