Projeto Viajando na Leitura rende moções de aplausos
A realização do projeto Viajando na Leitura rendeu duas moções de aplausos ao Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e à Academia Piracicabana de Letras (APL), organizadoras do evento. As homenagens foram propostas pelo vereador licenciado Pedro Kawai (PSDB), através das moções nº 40 e 41/2023, entregues pelo vereador Paulo Nardino (PSDB), em cerimônia realizada na Sala da Presidência, nesta segunda-feira (22).
O presidente da APL, Vitor Pires Venconvsky, e o presidente do IHGP, Edson Rontani Jr., receberam as moções. O objetivo do projeto foi promover a leitura junto aos usuários do sistema de transporte coletivo de Piracicaba, através da disponibilização gratuita de livros em geladeiras literárias, instaladas em terminais de ônibus. O projeto também disponibilizou livros digitais para os passageiros através de QRCode. O projeto, que foi possível através de doações de livros por pessoas físicas e jurídicas, teve duração de três meses e terminou com um concurso literário.
“Esta homenagem tem o objetivo também de dar visibilidade ao projeto e serve de incentivo para que esse trabalho possa ter continuidade”, observou o vereador Paulo Nardino. “É uma sacada maravilhosa, aproveitar para disseminar a leitura enquanto o passageiro tem aquele tempo ocioso da espera pelo transporte coletivo”.
Edson Rontani Jr. destacou que, com o projeto, foi possível perceber que há uma carência das pessoas pelo livro físico. “Ainda existe essa necessidade de sentir o livro impresso, de ter contato com o conhecimento gerado pelo processo criativo”, afirmou. “Este é um reconhecimento público dos piracicabanos ao projeto e esta moção vai abrilhantar nossos acervos e ficar para sempre na memória”.
Para Vitor Pires Venconvsky, o projeto foi um sucesso e conseguiu mobilizar muitas pessoas. “O projeto só foi possível porque muitas pessoas e instituições auxiliaram. Isso mostra que quando se unem os esforços, conseguimos fazer coisas marcantes e significativas. Esta moção só nos anima para outros projetos”, colocou.
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba