Solenidade encerra homenagens ao centenário da Banda União Operária
Reunião solene na noite desta quarta-feira, dia 22 de novembro de 2006, às 20h00, nas dependências da Estação da Paulista (foto), sob a coordenação da Câmara de Ver
Reunião solene na noite desta quarta-feira, dia 22 de novembro de 2006, às 20h00, nas dependências da Estação da Paulista (foto), sob a coordenação da Câmara de Vereadores marcou em Piracicaba o ciclo de comemorações alusivas ao centenário da Banda União Operária.
Mais de 200 pessoas, entre políticos, autoridades, representantes de entidades, empresários, familiares e amigos dos integrantes da Banda prestigiaram a solenidade.
O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Paulo Basset abriu o ciclo de discursos da noite destacando a importância do registro histórico da Banda, o que contribui para a preservação da memória de Piracicaba.
Já o representante da Dedini S/A e patrono da Corporação Musical União Operária, Mario Dresselt Dedini ressaltou a disposição do grupo de músicos operários, que em 1906 se reuniu para trilhar num mesmo caminho e, consolidar um trabalho que se perpetua até os dias atuais. Mario também falou da utopia de não perdermos o horizonte como fonte inspiradora de continuarmos na luta por um ideal.
O presidente da Câmara, o vereador Gustavo Ranzani Herrmann (PSB) destacou a importância histórica da Corporação em Piracicaba e, também elogiou a solenidade, lembrando que o evento servirá de estímulo para as futuras gerações.
O prefeito Barjas Negri (PSDB) também enalteceu a Corporação musical. Além de avaliar que são poucas as cidades brasileiras que podem contar com instituições centenárias como a Esalq, Instituto Educacional Piracicabano, Santa Casa, Jornal de Piracicaba e a própria Banda União Operária.
O vice-presidente do Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba, Haldumont Nobre Ferraz traçou um breve histórico que culminou na elaboração de uma revista para registrar o ano do centenário da Corporação.
A secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese falou do papel da Câmara na aprovação de lei que criou a Medalha de Mérito Mário Dedini, que possibilita parcerias entre a iniciativa privada e o setor público.
Camolese discorreu sobre as diversas comemorações alusivas ao centenário da Banda União Operária que aconteceram durante o ano, o que incluiu a Festa das Nações, serestas, homenagem da Câmara, Assembléia Legislativa e do Congresso Nacional.
Rosângela Camolese também destacou a importância do envolvimento da família Dedini no estímulo à Corporação Musical. Finalizou suas considerações ao destacar a edição do Livro: O passar da Banda, que foi lançado na solenidade. Também ressaltou a participação dos pesquisadores: Livia Tavares e Renato Ferrante, que confeccionaram o livro. E, falou da atuação dos vereadores, prefeito Barjas Negri, Evandro Evangelista – cerimonial da Câmara, e das secretarias municipais. Além de destacar o nome de João Colete, em nome da Banda União Operária.
Na solenidade foram homenageados mais de 40 pessoas, entre a diretoria atual e ex-diretores, que receberam diplomas pela dedicação e desenvolvimento da Corporação e da música brasileira. A solenidade também comportou a entrega de Medalha de Mérito Empresarial, em reconhecimento a empresas que contribuem estimulando e desenvolvendo projetos e parcerias com o Poder Público nas áreas de cultura, esporte, turismo, meio ambiente, educação, desenvolvimento social, agricultura e saúde. Neste ano ganharam destaque as empresas: Poli Brasil, Dedini S/A e Femac.
Também mereceu destaque na reunião a presença das duas filhas do Maestro Osvaldo Petermann, que comandou a banda por 40 anos: Lurdes e Aparecida Petermann. Além da presença de Antonio Petermann, irmão de Osvaldo Petermann, que respondeu pela Banda por 16 anos.
Ainda compuseram a Mesa Diretiva o presidente da Corporação Musical União Operária de Piracicaba, João Colete Filho. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Mário Miotto também compareceu à solenidade.
Relação de homenageados da diretoria:
01 – Amaury Martins
02 – Antônio Marcos Rodrigues
03 – Antônio Mário dos Santos
04 – Antônio Sebastião de Souza
05 – Epifânio Gava
06 – João Coletto Filho
07 – José Airton Carmignani
08 – José Antônio Rotta
09 – José Arantes de Carvalho
10 – José Francisco de Aquino Saglietti
11 – José Roberto Caldari
12 – Leonel Aparecido Antonelli
13 – Luiz Henrique Zago
14 – Mário Dresselt Dedini
15 – Monsenhor Jorge Simão Miguel
16 – Nelson Corder Jr.
Relação de homenageados integrantes:
01 – Afonso Augusto de Campos
02 – Alex Fernando Moreira da Silva
03 – Alison Silva
04 – Antônio Chomazine
05 – Antônio Marcos Rodrigues
06 – Argeu Marcos de Souza Bueno
07 – Armando Barella
08 – Augusto César da Silva Vechine
09 – Carlos Spolidorio
10 – Celso Martins
11 – Deivid Marcelino
12 – Edson de Souza
13 – Eliseu Félix
14 – Evandro da Silva Santos
15 – Guilherme G. de Aquino Saglietti
16 – Henrique Antônio
17 – Jaime de Oliveira
18 – João Barros de Andrade
19 – José Antônio Rotta
20 – José de Souza Campos Netto
21 – José Franco Bueno
22 – José Renato Manesco
23 – Leandro Lopes
24 – Leandro Rodrigues Camargo
25 – Leonardo Odilon
26 – Leonel Aparecido Antonelli
27 – Lucas Martins
28 – Luiz Pereira Grosso
29 – Marcos Costa
30 – Marcelo José de Campos
31 – Michel Vieira Feitozo
32 – Neide de Souza Ignácio
33 – Paulo Sobral
34 – Rafaela Corrêa
35 – Renato Rodrigo Magalhães
36 – Robson Agostini
37 – Romildo de Souza
38 – Rubens Petrelli
39 – Silvio Capaldi
40 – Wilian Henrique Delfino
Relação dos homenageados ex-integrantes:
01 – Avelino Bortolan
02 – Giliardi Willian da Silva
03 – Hermenegildo Pavilhone
04 – João Batista Maciel
05 – Nelson Genaro
Martim Vieira TB 21.939
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba