Vistoria técnica de pontes na cidade é questionada por Marcos Abdala
Vereador é autor do requerimento 770/2019
O requerimento 770/2019, de autoria do vereador Marcos Abdala (REP), foi aprovado na noite desta segunda-feira (30), na 55ª reunião ordinária. Por meio da propositura, o parlamentar solicita informações do Executivo sobre vistoria técnica estrutural das pontes e passarelas de pedestres Irmãos Rebouças, Caio Tabajara Esteves, Dr. Valter Radamés Accorsi e José Antonio de Souza – Zé do Prato.
Abdala cita no texto do requerimento que a revisão da ABNT NBR 9452, em 2016, trouxe novidades para a gestão da manutenção de pontes, viadutos e passarelas de concreto, tornando a inspeção dessas estruturas mais objetiva, tornando-se uma importante ferramenta para prevenir problemas capazes de acarretar grandes transtornos para a população.
“A periodicidade indicada para a realização de inspeções permanece a mesma. As mudanças concentraram-se na forma de realizar os procedimentos técnicos para diagnóstico das condições da estrutura. O texto define inspeções rotineiras (visuais) anuais. Também determina uma inspeção especial mais apurada a cada cinco anos, podendo ser estendida para oito anos, dependendo da classificação da obra”, disse o vereador.
Entre as mudanças introduzidas pela nova norma, segundo o parlamentar, está a classificação dos elementos pertencentes às pontes e viadutos em função de sua relevância para a segurança estrutural, permitindo ao gestor priorizar ações de manutenção quanto à gravidade dos problemas observados;
Abdala ressalta que ainda, segundo a ABNT NBR 9452, a avaliação do estado de conservação da ponte ou viaduto, a cada parâmetro analisado são atribuídas notas de classificação de 1 (crítica) a 5 (excelente), que permite uma visão qualitativa e quantitativa do estado de conservação, refletindo maior ou menor gravidade dos problemas detectados.
“Segundo o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), a Ponte Irmãos Rebouças, mais conhecida como Ponte do Mirante, foi inaugurada em 15 de maio de 1875, sendo a foi a primeira ponte de concreto armado do Brasil”, relembra o parlamentar.
Abdala quer saber quando ocorreu uma última inspeção especial. O parlamentar também menciona que a avaliação do estado de conservação da ponte ou viaduto, segundo a ABNT NBR 9452, a cada parâmetro analisado são atribuídas notas de classificação, portanto, ele quer saber quais são as notas de classificação das pontes.
O vereador também pergunta se existe engenheiro da prefeitura de Piracicaba responsável pela vistoria técnica estrutural e quem é o responsável. Ele também questiona quando foi realizada a última manutenção nessas pontes.
Texto: Ana Caroline Lopes – Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues – MTB 23.343
Revisão: Rodrigo Alves – MTB 42.583
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba